Histórico B Adm Ap/CMO
A Portaria nº 1139, de 8 de novembro 2013, do Comandante do Exército, transformou a Companhia de Comando do Comando Militar do Oeste (Cia Cmdo CMO) em Base de Administração e Apoio do Comando Militar do Oeste (B Adm Ap/CMO). Concomitantemente, a Portaria nº 1140, de 8 de novembro de 2013, do Comandante do Exército, extinguiu a Companhia de Comando da 9ª Região Militar e determinou a incorporação do patrimônio e recursos humanos à B Adm Ap/CMO. O Núcleo da Base de Administração e Apoio foi ativado a partir de 1º de fevereiro de 2014, sendo nomeado o Cel QMB QEMA Medina como primeiro Comandante. A implantação da B Adm Ap/CMO ocorreu por intermédio da Portaria nº 47, do Estado-Maior do Exército, ocupando as atuais instalações.
Em 22 de fevereiro de 2017, a Portaria nº 065, do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), aprova e classifica a Obra Musical Militar (OMusMil), Canção da Base de Administração e Apoio do Comando Militar do Oeste, Letra do 1º Sgt Mus Carlos Alberto Paulino de Almeida e Música do 2º Sgt Mus Oséias Afôncio de Farias.
No ano de 2022, após proposta enviada ao DECEx, esta Organização Militar foi contemplada com a Denominação Histórica “Base Engenheiro Armando de Arruda Pereira”, conforme Portaria nº 189, de 20 de junho de 2022. Posteriormente, a Portaria nº 411, de 26 de outubro de 2022 – DECEx, concedeu o Estandarte Histórico à B Adm Ap/CMO
Ainda naquele mesmo ano, a data de criação da B Adm Ap/CMO, foi retificada para o dia 18 de fevereiro de 1950, de acordo com a Portaria nº 327, do DECEx, transcrito no BI nº 228, de 7 de dezembro de 2022, desta organização Militar (OM).
A B Adm Ap/CMO é uma Organização Militar Diretamente Subordinada (OMDS) ao Comando Militar do Oeste (CMO), e foi criada com o objetivo de racionalizar e aprimorar a função administrativa, executar os processos orçamentários, financeiros e patrimoniais às suas Organizações Militares Vinculadas (OMV), pagar os militares, servidores civis, veteranos e pensionistas da Guarnição de Campo Grande, agora os Grandes Comandos e as OM do Forte Pantanal e prover o desdobramento operacional do CMO.
A B Adm Ap/CMO é uma OM peculiar, que dentro da sua responsabilidade de planejar e aperfeiçoar os métodos e a estrutura organizacional dos apoios administrativos, centraliza os processos administrativos comuns, reunindo em uma só estrutura uma gama de funcionalidades administrativas, de apoio e operacional.
Essa centralização busca implementar melhores processos administrativos, otimizar a utilização das instalações e racionalizar o efetivo empregado nas missões administrativas, por meio da implantação de ações que permitam realizar a gestão do bem público, com efetividade, responsabilidade e adequado emprego de pessoal.
A visão de futuro, até 2025, é consolidar a B Adm Ap/CMO como referência nas áreas de administração e apoio e estabelecer a capacidade operacional da tropa.
PROBIDADE E DEVER! PANTANAL! BRASIL!
Midias sociais