Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Comemoração dos 116 anos da rede telegráfica em Corumbá

Comemoração dos 116 anos da rede telegráfica em Corumbá

Corumbá (MS) – O Comando Militar do Oeste e a 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira promoveram a comemoração dos 116 anos da instalação da rede telegráfica em Corumbá, na última quarta-feira, 4 de março.

A placa de identificação da antiga Estação Telegráfica de Corumbá foi inaugurada pelo Comandante Militar do Oeste, General de Exército Lourival Carvalho Silva, com presença de autoridades civis e militares, além da comunidade da cidade branca.

O Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon nasceu em 5 de maio de 1865, no Distrito de Mimoso, Município de Santo Antônio do Leverger (MT). Formou-se engenheiro militar e bacharel em ciências físicas, naturais e matemáticas na Escola Superior de Guerra do Rio de Janeiro (RJ).

Entre 1890 e 1910, integrou e chefiou a Comissão de Linhas Telegráficas do Estado de Mato Grosso que interligou as principais cidades da fronteira oeste brasileira com o restante do País, pelo meio de comunicação mais moderno existente à época. Nesse contexto, em 1º de janeiro de 1904, Rondon inaugurou nesta edificação construída pela própria Comissão, a Estação Telegráfica de Corumbá.

Em todas as suas andanças, Rondon desbravou mais de 50 mil quilômetros de sertão e estendeu mais de 2 mil quilômetros de linhas telegráficas, muitas vezes se deparando com indígenas e os colocando sob a proteção de sua tropa.

Ele muito se destacou nesse árduo labor de proteção aos índios brasileiros, sendo nomeado, em 1939, para a presidência do Conselho Nacional de Proteção ao Índio.

Seu trabalho rendeu-lhe grandes homenagens, entre as quais o título de Marechal do Exército Brasileiro, duas indicações ao Prêmio Nobel da Paz e a denominação do atual Estado de Rondônia, antigo Território do Guaporé.

registrado em:
Fim do conteúdo da página